DestaqueNotícias

Documentário ‘Conversa Fiada’ sobre as fiadeiras do sertão mineiro e Riachinho é o tema da live do projeto virtual do Sesc Ribeirão ‘Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular’

Nesta quinta-feira (27/05), às 19h30, no YouTube, o bate-papo será sobre o filme que retrata as mulheres fiadeiras, tingideiras e tecedeiras do Vale do Urucuia, no sertão de Minas Gerais

Nesta quinta-feira (27/05), às 19h30, no YouTube, o bate-papo do projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto será sobre o filme que retrata as mulheres fiadeiras, tingideiras e tecedeiras do Vale do Urucuia, no sertão de Minas Gerais.

A exibição será no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao), com uma live com bate-papo ao vivo sobre o documentário “Conversa Fiada”. O filme, que está em cartaz no Sesc TV, retrata as mulheres fiadeiras, tingideiras e tecedeiras de algodão do sertão de Minas Gerais, com a participação das fiadeiras de Riachinho-MG.

“Conversa Fiada” conta a história de 15 mulheres fiadeiras, sertanejas e protagonistas de um mergulho pelas questões atuais de igualdade e diversidade de gênero, na busca pela potência de ser mulher no mundo de hoje.

O filme percorre o fio das fiadeiras, tingideiras e tecedeiras de cinco municípios do noroeste de Minas Gerais, no Vale do Urucuia – também cenário da saga “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa -, que sediam as últimas estruturas remanescentes de produção artesanal de fios e peças de puro algodão do Brasil.

Com mediação da produtora cultural Vandreza Freiria, a live sobre o documentário “Conversa Fiada” será nesta quinta-feira (27/05), às 19h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao). O bate-papo contará com a participação dos diretores do filme e de Solange Oliveira Almeida, fiadeira de Riachinho-MG uma das protagonistas do curta.

SERVIÇO

Projeto: Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular

Tema: “Conversa Fiada” – documentário sobre as fiadeiras do Vale do Urucuia, no sertão de Minas Gerais

Curadora: Andrea Goldschmidt, fotógrafa e produtora audiovisual

Mediadora: Vandreza Freiria, produtora cultural

Convidados: diretores Diego Zanotti e Dinalva Ribeiro, e a fiadeira Solange Oliveira Almeida

Data: quinta-feira, 27 de maio

Horário: 19h30

Local: Canal do YouTube do Sesc Ribeirão – YouTube.com/sescribeirao

O filme: https://youtu.be/3Ia1sC8a29I

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo